quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Campanha Nacional de Amamentação 2012

Leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil

Foi lançada no dia 1º de Agosto, no Rio de Janeiro, a Campanha Nacional de Amamentação 2012. O evento integrou a 21º Semana Mundial de Amamentação, que ocorreu no dia 7 de agosto, com comemorações em todo o País. Durante o evento foi anunciado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o investimento de R$ 45 milhões na qualificação do pré-natal em 2.120 municípios. As ações fazem parte da estratégia Rede Cegonha, lançada em 2011, para ampliar e qualificar a assistência prestada às gestantes e aos bebês no Sistema Único de Saúde (SUS).
MS
O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil
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A campanha produzida pelo Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem como objetivo incentivar as mães brasileiras a amamentar até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até os sexto mês de vida do bebê. O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa em 47%, graças a um conjunto de políticas públicas voltada para a família, a gestante e a criança.
Na campanha de amamentação 2012, já foram distribuídos cartazes e folhetos aos municípios de todo o País, com a imagem da madrinha, a cantora Wanessa Camargo, amamentando o seu primeiro filho e com orientações para as mulheres sobre como amamentar e quais os benefícios dessa prática. Também foram produzidas peças para a internet, televisão e rádio.

Rede Cegonha
Os recursos anunciados pelo governo federal para o Rede Cegonha serão destinados para a qualificação do pré-natal. As consultas do pré-natal são importantes para um acompanhamento da gestação para uma gravidez sem riscos e um parto tranquilo. Durante o pré-natal, por exemplo, as mães são orientadas sobre como amamentar seu bebê e informadas sobre a importância do aleitamento exclusivo até os seis meses de vida e sobre continuar amamentando a criança até os dois anos ou mais.
A Rede Cegonha também traz em suas ações a promoção da amamentação na primeira hora de vida e o fortalecimento do vínculo mãe/bebê por meio do contato pele a pele logo após o nascimento. O primeiro ano de funcionamento da estratégia também permitiu a redução de 21% dos óbitos maternos.



Lançada campanha de amamentação com informações sobre direitos da gestante