segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Campanha de Doação de Medula

Asssistindo ao programa Tudo é Possível da Ana Hickmann ontem na Rede Record, me deparei com uma comovente matéria sobre a Casa do Pedro e sobre a história de duas crianças que sofrem com a leucemia. A primeira é a história do Pedrinho que você pode participar e conhecer melhor no blog casadopedrinho.blogspot.com, o Segundo caso é da filha do cantor Regis Danese. Apresentamos abaixo alguns informativos sobre a doação de medula junto com uma matéria do programa de televisão citado e do programa Sexta Básica que copiamos do blog do Pedrinho. Para se cadastrar como doador, registre-se no REDOMA - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Informações e formulário (21) 3207-5238/3207-5233 e-mail redoma@inca.gov.br. Parabenizamos aos produtores do programa Tudo é Possível da Rede Record por mais essa prestação de serviços humanitários em prol de um mundo melhor e esperamos que muitos dos que virem esse artigo participem nessa empreitada, principalmente na doação de medula, que é o motivo principal dessa campanha.




Tire suas dúvidas sobre doação e transplante de medula. LEIA COM ATENÇÃO

Olá Amigos!!!
Vamos falar sobre doação de medula, muitas mensagens que recebemos eram iguais, perguntando sobre doação de medula. Então vamos colocar aqui e tentar tirar as duvidas de vocês.
* Para se cadastrar como doador de medula NÃO PRECISA TER TIPO SANGUINEO COMPATIVEL COM QUEM PRECISA DA MEDULA. O transplante de medula é o único procedimento que existe onde o receptor pode mudar o tipo sanguineo. Então o que conta não é o tipo sanguineo é a COMPATIBILIDADE GENÉTICA entre doador e receptor.

* Para ser doador de medula você entra num cadastro MUNDIAL, é impossivel direcionar a doação pra algum paciente especificamente. Lembre-se o que conta é a COMPATIBILIDADE.
* Se você for compativel com mais de 1 pessoa ( o que é extremamente raro ) não se preocupe, VOCÊ PODE DOAR MAIS DE UMA VEZ, ja que a medula se REGENERA, e rapidamente coloca de volta o que foi doado.
* Qualquer pessoa no MUNDO, que esteja precisando de uma medula novinha poderá ser COMPATIVEL com VOCÊ.
* Se você é cadastrado e nunca foi chamado, agradeça a Deus, isso significa que NINGUÉM geneticamente compativel com você está precisando no momento. Mas você só sabe disso pois está cadastrado.
* Receptor e doador NÃO TEM CONTATO, exceto se a doação for feita no mesmo hospital, em alguns casos se consegue este encontro.
* Ninguém tem acesso as suas informações pessoais e genéticas. Por isso não é possivel que a familia de quem está precisando verifique se você é compativel ou não. Quem faz isso é o REDOME, o sistema onde fica armazenado os seus dados.
* Primeiro você doa esperança, depois você doa vida. Lembre-se, cadastrar-se como doador de medula é o primeiro passo pra salvar uma vida, reconstruir uma familia e fazer pelo próximo o maior gesto de amor que existe. É um pouquinho de você que vai salvar TUDO de alguém.
A leucemia não tem hora e nem idade pra aparecer, hoje eu peço pelo meu filho, amanhã outros Pedros irão pedir, não espere acontecer com você ou com alguém próximo para que você se importe, se importe agora, pois a doença não nos dá tempo de esperar você pensar nisso depois...
 
Como fazer? 
 
Se cadastre no hemocentro de sua cidade, não custa nada. Será colhido apenas 5 ml de sangue para realização do cadastro, você então será incluido no REDOME , e assim que alguém geneticamente compatível com você precisar, eles entrarão em contato para realizar a coleta da medula e assim fazer o transplante.
Viu como é fácil e rápido.
Muitos Pedrinhos contam com você ! 

Como se tornar um doador de medula?
Você precisa ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde;
 Ir até um hemocentro ou hemonúcleo autorizado e CADASTRAR-SE!
O CADASTRO consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e
na COLETA de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem
HLA);
Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores
Voluntários de Medula Óssea (REDOME);
Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será
chamado;
 Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade; 
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação; 
 Seu atual estado de saúde será então avaliado.
 

Como é feita a doação?
A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, tem duração de 2
horas aproximadamente, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por
um mínimo de 24 horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos
posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador
de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde.
Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a
moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.
Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira
semana.

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.

Clique aqui e saiba onde se tornar doador de medula