quarta-feira, 21 de março de 2012

Honrarias na Europa

No domingo de 11 de março de 2012, o comendador Franklin e os membros da ALB - Academia de Letras do Brasil, seccional de Minas Gerais, Dr José Moreira Alves, Dr João Wilton Alves, Dra. Katia Bobbio, Professora Sílvia Araujo Motta e a poeta Dra. Ângela Maria M.Cândido, partiram de Belo Horizonte para a Europa, onde participaram com muita honra e alegria em alguns eventos na França e Suiça. 


Comendador Franklin Lopes de Freitas
Dr Kid Moreira
Dr João Wilton Alves
Dra Professora Sílvia Araujo Motta
Dra Katia Bobbio


Dra Ângela Maria Cândido





O primeiro foi um primoroso jantar de Gala oferecido pela Académie du Mérite et Devouement Français e Divine Académie Française des Arts Lettres et Cultura que ocorreu no Cercle Republican em Paris na França. Foram condecorados 56 brasileiros pelos excepcionais serviços prestados ás artes, letras e cultura de nosso País, entre eles a Professora Dra Sílvia Araujo Motta que foi agraciada com o Diploma e a Médaille d'Argent. A festa que contou com a presença de 103 brasileiros, vários franceses e estrangeiros foi enriquecida com a voz da Célebre cantora Loalwa Braz, entre poetas, escritores, compositores, artistas plásticos e autoridades festejando assim a união fraternal entre a França e o Brasil. Parabenizamos e agradecemos a Dra Diva Pavesi, coordenadora do evento e ao Dr Jean Paul de Bernis, presidente da Académie du Mérite et  Devouement Français.







Além do jantar os seis artistas foram agraciados em 14, 15 e 16 de março pela Ordem Federativa de Honrarias ao Mérito, Lamé Nouveau, Academia Nacional e Internacional de Ciências, Artes e Letras e ALB da Suiça. Na primeira honraria em 14 de março, o chanceler da Ordem Federativa de Honrarias ao Mérito, Dr José Moreira Alves, entregou ao comendador Franklin e convidados um kit contendo; Troféu, Medalha, Pin, Certificado e Título personalizado do Mérito Cultural entre Brasil e França. Essa honraria foi lançada em Paris, em celebração ao Dia da Literatura de Cordel que ocorre em 12 de março e Dia Nacional da Poesia e dos Livreiros que ocorre em 14 de março de cada ano em nosso País.










Em Paris na manhã de 15 de março, quinta feira, o comendador Franklin recebeu do Dr João Wilton Alves, chanceler da Lamé Nouveau, um certificado de Honra ao Mérito e um Pin com as bandeiras do Brasil e França, o evento ocorreu em frente a Torre Eiffel. Agradecemos ao empresário cultural Heliotérios Reis pela honraria que foi outorgada na França em homenagem a celebração de aniversário de seu primeiro grande evento festivo que ocorreu em nosso País em março de 1989, cinco meses após a fundação de sua produtora Lamé Nouveau Celebrações, que hoje mantém o programa New Space Show.








Na noite de 16 de março de 2012, o Dr Carlos Ventura, presidente e fundador da ALB seccional Suiça com sede na cidade de Berna, agraciou o Comendador Franklin com o título de comendador, uma Medalha de Honra ao Mérito e o Diploma de Imortal na cadeira no 17. Na oportunidade, a presidente da Academia Nacional e Internacional de ciências, Letras e Artes ANICAL, professora Dra Sílvia Araujo Motta outorgou ao comendador Franklin o Diploma de Honra ao Mérito em reconhecimento ao seu primoroso trabalho intelectual e sociocultural. Todos os outros companheiros também foram agraciados pelas duas Entidades.










Pela manhã no sábado, dia 17 de março o presidente da ALB/Suiça,  Dr. Carlos Ventura  entregou ao comendador Franklin um volume da primeira e da segunda edição de seu livro, O Verdadeiro Paraíso, relançado no final do ano passado e recebeu um kit de livros de escritores da ANELCA, Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes, entidade cultural com sede em Ribeirão das Neves/MG, entre outros livros e CDs contendo músicas do comendador Franklin. Agradecemos e parabenizamos ao Dr Carlos Ventura pelas honrosas outorgas que nos ofereceu e pelos livros que nos foi presenteado.








Na tarde do dia 17 de março, todos os amigos, compareceram no 32º Salon Du Livre de Paris, que ocorreu de 16 a 19 de março de 2012 no Porte de Versalies, onde visitaram o estande do Ministério da Cultura brasileira e receberam graciosamente várias obras da Editora Literarte, Associação Internacional de Escritores e Artistas, com sede no Rio de Janeiro pela comendadora e escritora Izabelle Valladares. 












Na noite de 17 de março e no domingo durante o dia, o cantor Wilton Alves e o compositor Nilknarf (comendador Franklin) apresentaram dois CDs no aconchegante Barzinho e restaurante “Ou Dermir Métro” os discos foram tocados no fim de semana, fizeram um grande sucesso e foram distribuídos alguns exemplares para o público presente.